domingo, 10 de março de 2013

DISCUSSÃO SOBRE PCNs NO FACEBOOK

Essa postagem visa aproximar os alunos do que os PCNs trazem como proposta para ser trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa, o professor propôs uma discussão dos pontos que nós achamos mais interessantes para serem expostos. Acompanhe como as conversas foram desenvolvidas. 


Os PCNs foram elaborados com o objetivo de orientar o professor em relação aos conteúdos que serão abordados no ensino fundamental, contribuindo com a formação do educando, como ser crítico e pensante. 


  • Chaiene Pereira então eu acho que nõ coloquei com as palvras certas, pq logo abaixo eu citei os contextos da orlidade de são também culturais. Eu nem poderia pensar diferente por questões familiares eu sempre vivi num meio onde a oralidade prevalecia a língua culta.
  • Priscilla Soares “No Brasil, possui uma variedade de dialetais”(pág.26) Contudo, essa variedade não interfere, na aprendizagem, no sentido de um dialeto ser melhor que outro. “Falar bem é falar adequadamente, é produzir o efeito pretendido.” Contudo, o professor precisa se preocupar em não inserir esse preconceito, destacado pela Maria Océlia Mota, pois muitas vezes o preconceito está presente em sala de aula de forma oculta.
  • Sanla Costa Também acho que a questão de homogeneizar as formas de falar são uma crueldade, o legal é valorizar essas formas e aproveitá-las como gancho para um aprendizado sobre a forma culta de falar.
  • Sanla Costa Já vivenciei muito essa coisa do preconceito da forma de falar,pois sou do norte e a coisa nem dá pra esconder.


    • Sabrina Pereira Dos Santos o complicado dessa história é que os professores ainda não acredita na capacidade dos seus alunos, como ta escrito no PCN o fracasso escolar esta nas classes menos favorecidas, o governo não investe e os professores não incentivam. Os alunos daqui a pouco vão dizer: e agora quem poderá nos defender!? Ou melhor ainda quem poedrá nos ensinar!? kkkk
    • Stefany Matos Realmente e um fato complicado cabe nos, nao so como futuros pedagogos, mas como cidadaos refletirr no tipo de educacao esta sendo produzida nas nossas escolas. O documento esta pronto para nossa pratica e nos possibilita um leque de visao sobre o ensino nao so de lingua portuguesa, mas de outras disciplinas disponivel para todos. Repensar a pratica e preciso. Obs: desculpe a falta de acento, computador desconfigurado.

     · 
     · 






Um comentário:

  1. Sanla, boa ideia esta de trazer a discussão feita no face! Você poderia colocar qual foi a sua impressão sobre esta atividade... Ajudou na discussão, na compreensão...? Que contribuições a discussão trouxe para sua compreensão das ideias do PCN??

    ResponderExcluir