domingo, 10 de março de 2013

Continuação sobre os PCNs

O objetivo da criação de um Parâmetro ,como o próprio nome já diz, é propiciar aos sistemas de ensino subsídios à elaboração  e/ou reelaboração do currículo, objetivando a construção do projeto pedagógico,em função da cidadania do aluno.
Especialmente o de Língua Portuguesa traz uma atenção ao domínio da comunicação oral e escrita, visto que é fundamental para a participação social efetiva, e por meio desta se consolida o convívio, o acesso à informação,expressa e defende seus pensamentos, compartilha o seu olhar sobre o mundo, produzindo conhecimento.
Acredito que a escola precisa ensinar aos alunos a se beneficiarem dessa ferramenta, a saber utilizar a linguagem nas diversas situações comunicativas, especialmente quando for preciso usar a linguagem formal. Cabe portanto viabilizar o acesso ao universo dos textos que encontramos na sociedade, em nosso cotidiano e ensiná-los a interpretar, explorar e produzir novos conhecimentos.
Os PCNs trazem um questionamento sobre a pratica do ensino da gramática e o ensino que realmente leve os alunos ao uso pleno da linguagem para além de apenas dominar regras e formas.
Penso que tenha lá a sua importância dominar a gramática, mas ficar só nisso não é suficiente para uma sociedade que usa tantas coisas para a comunicação.É necessário conhecer a estrutura linguítica, porém
o uso que vai ser feito dela necessita de reflexão, consciência e prática.

 

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