IDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES FONOLÓGICAS
Atividade: Rima com os nomesO professor poderá registrar em um cartaz o texto abaixo e pedir aos alunos que o completem oralmente, com os nomes de objetos, animais ou outras frutas, brinquedos que rimam com os nomes de pessoas. O professor deverá completar o texto escrevendo as palavras faladas pelas crianças durante a brincadeira.
Vou comprar um presentinho
para meus bons amiguinhos
O que será que vou dar?
Vocês vão adivinhar
Para o João vou dar um ...............(violão)
Para Maria vou dar um ................(melancia)
Para Renato vou dar um...................(gato)
Atividade 2: Montando os nomes dos animais
Para essa atividade, você pode confeccionar cartelas que farão parte de seu material permanente e poderá ser usado em várias turmas de alfabetização.
Sugerimos que cada cartela seja referida a um mesmo tema.
Daremos, aqui, o exemplo de uma cartela com o tema “animais”, mas é importante que você tenha várias cartelas com diversas temáticas.
Ex: frutas, legumes, escola, casa, brincadeiras, etc.
Daremos, aqui, o exemplo de uma cartela com o tema “animais”, mas é importante que você tenha várias cartelas com diversas temáticas.
Ex: frutas, legumes, escola, casa, brincadeiras, etc.
Recomendamos que a atividade seja feita em dupla e que cada uma tenha um conjunto de letras móveis para preencher a cartela.
Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização.
Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização.

Atividade 2: Jogo da caixinha de fósforo
Essa atividade também visa possibilitar aos alunos entrarem em conflito com a hipótese de que cada sílaba da palavra corresponde a um som.
Você irá precisar de várias caixinhas de fósforo (ou qualquer outro objeto similar).
Cole na superfície da caixinha o desenho de alguma fruta ou animal, por exemplo, e coloque dentro da caixinha as letras que formam o nome da figura.
Os alunos irão se deparar com o desafio de ter que usar todas as letras para formar o nome do desenho.
Você irá precisar de várias caixinhas de fósforo (ou qualquer outro objeto similar).
Cole na superfície da caixinha o desenho de alguma fruta ou animal, por exemplo, e coloque dentro da caixinha as letras que formam o nome da figura.
Os alunos irão se deparar com o desafio de ter que usar todas as letras para formar o nome do desenho.
Atividade 3: “Que letra está faltando?”
Entregue aos alunos uma lista de palavras que se refere a algum tema trabalhado em sala.
O aluno deverá completar cada palavra com a letra que está faltando.
Esse tipo de atividade também é muito importante para que os alunos superem a hipótese silábica. Ex:
O aluno deverá completar cada palavra com a letra que está faltando.
Esse tipo de atividade também é muito importante para que os alunos superem a hipótese silábica. Ex:
LISTA DE FRUTAS:
___AÇÃ
A__ACAXI
MA___ÃO
LA___ANJA
__ÊRA
BA__ANA
LI___ÃO
(Frutas: Maçã, abacaxi, mamão, laranja, pêra, banana, limão)
Observação: Você pode falar para a turma o nome de cada fruta.
O importante é que percebam a letra faltante.
O importante é que percebam a letra faltante.
Atividade 4: Quebra cabeças de crianças
Nessa atividade, sugiro que você selecione uma palavra e que alguns alunos recebam as letras (devem ser grandes) que correspondem à palavra.
Após você dizer qual é a palavra, os alunos deverão ir à frente e formar a palavra.
Você pode trabalhar, por exemplo, com nomes de brincadeiras e jogos.
Se a primeira palavra for futebol, sete alunos receberão as letras correspondentes a essa palavra. O restante da turma avaliará se a palavra formada está correta.
Caso algum aluno tenha correções a fazer deverá ir à frente e trocar seus colegas de lugar.
Após você dizer qual é a palavra, os alunos deverão ir à frente e formar a palavra.
Você pode trabalhar, por exemplo, com nomes de brincadeiras e jogos.
Se a primeira palavra for futebol, sete alunos receberão as letras correspondentes a essa palavra. O restante da turma avaliará se a palavra formada está correta.
Caso algum aluno tenha correções a fazer deverá ir à frente e trocar seus colegas de lugar.
Espero que tenham gostado das minhas sugestões para essa temática de ensino, um abraço forte e fiquem com Deus.
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