quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TEXTO I : FALA E ESCRITA

Bom galerinha, esse será o primeiro de muitos textos que vamos tentar trabalhar o aprendizado e construir um conhecimento sobre as formas de falar e escrever. Da leitura desse texto pude entender basicamente que há uma preocupação por parte de MEC em estabelecer uma proposta para se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa levando em conta as formas de linguagens, oral e escrita. Orientando os professores a respeito de alguns por menores que podem fazer toda a diferença na hora de executar essa tarefa.

 A escolha do livro didático e sua estrutura são alvo de críticas, visto que o livro é colocado como a principal ferramenta de trabalho na sala e que muita vezes o conteúdo não é muito bom. Por isso a escolha do livro deve ser pensada principalmente  respeitando os critérios colocados pelo MEC.
Outro ponto que me chamou atenção foi a forma como o livro é visto, ele ocupa uma posição importante e de referência, quando na verdade deveriam ser usados apenas como um suporte que irá ajudar no desenvolvimento do uso da linguagem.
Então surgiu uma dúvida, uma pulga atrás da orelha, será que os livros então acabam por atrapalhar o processo de ensino-aprendizagem, caso o professor não saiba trabalhar de forma adequada esse material?
Pois continuei lendo e entendi que existem manuais disponibilizados para professores, o que facilita o entendimento da proposta pedagógica e o texto traz ainda uma comparação entre cartilhas.
Falar é mais fácil do meu ponto de vista, mas ha quem ache que escrever é bem melhor, o legal é que em ambas as situações vão ser usadas marcas de linguagem características e por vezes são engraçadas, coisas do tipo escrever como se fala, ou brincar com essa coisa do escrever certinho e observar como fica e criar hipóteses para melhorar a comunicação.
O fato é que a leitura foi foi prazerosa e eu consegui entender um pouco.
Fiquem a vontade para comentar o conteúdo desse breve texto que criei.
abraço. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário